Publicado em 08/09/2020

Memento mori - lembra-te que és mortal

Imagem da publicação de isaquefranklin

Escrito por @isaquefranklin




Memento mori?

 

Memento mori significa em Latim, "lembra-te que és mortal", e era uma frase muito usada pelos romanos. 

Quando um general ou cidadão romano realizava algum grande feito militar digno da mais alta honra romana, chamada de "Triunfo romano", o general montava em carruagens magnifícas e andava pelas ruas de Roma até o templo de Júpiter, no monte Capitolino, onde era condecorado e recebia o título de triunphatore (triunfador). 

O que as pessoas não costumam saber é que era comum que o general homenageado levasse consigo um servo, que servia para sussurrar as palavras "momento mori" de tempos em tempos aos ouvidos do general. Isso servia para lembrá-lo que mesmo sendo um triunphatore, ele ainda era um ser humano, e portanto um mortal.

Alguns imperadores romanos (como Marco Aurélio) e vários estoicos de destaque de Roma, andavam sempre com uma moeda que continha o símbolo de um crânio humano e as inscrições "memento mori" no bolso.

 

 

Portanto o Memento Mori é uma forma de nos lembrar que vamos morrer, que apesar de tudo ainda somos mortais. O interessante é que a moeda que os estoicos carregavam continha na face contrária as escrições "memento vivere", que significa em Latim, "lembre-se de viver". Portanto a moeda possui dois lados, um é de que todos nós vamos indubitavelmente morrer algum dia, o outro é que nós vivemos agora, e sabendo que morrerei algum dia, o que pretendo deixar para trás? O que quero porém tenho medo de fazer? Porque me acorvadar, e deixar de lado meus planos mais ambiciosos, sabendo que posso morrer a qualquer momento?

O momento mori nos incita a viver a vida em seu máximo, sem arrependimentos ou covardia, uma vida cheia de propósito. se vou invarialvemente morrer, todos meus medos perdem o sentido, por que temer a morte se ela vem para todos? Se me acovardo ao fazer algo, estou apenas perdendo tempo, deixando de fazer algo que realmente possui significado pra mim por medo, oras, o que pode ser pior que a morte? 

Memento Mori


 

 

A coragem é a maior das virtudes

 

Julius césar certa vez pronunciou a seguinte frase: 

 

"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte."

 

Contudo Willian shakespeare a completou:

 

"Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez."

 

Acredito que o Momento Mori, a aceitação de que morreremos algum dia, pode quebrar todos os nossos medos e covardias mesquinhas, e criar acima de tudo um senso de legado, o que gostaríamos de deixar para trás quando nos formos, ou o que não poderíamos deixar de realizar enquanto estamos vivos.  




Leia mais publicações de @isaquefranklin.



Se cadastre agora mesmo e comece a compartilhar seu conteúdo, você tem o que dizer.










Blogme © 2021